quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Day 2

tcho-tcho


primeiro Alvaro(delicioso), e o Derry me fez beber essa bebida de malte e trigo horrenda!




Em Gana faz calor, e muito. Nao dá vontade de comer, hoje eu entendo porque eles só comem 1 vez por dia, e não dá vontade de dormir, por isso os dias aqui duram muito e as noites pouco, mas dá uma vontade louca de beber tudo o que ve pela frente, por isso a agua é servida em saquinhos platicos, é mais barato e todo mundo tem acesso.

Gana é assim, quando voce olha no horizonte ve duas coisas: mormaco amarelo e poeira,muita poeira.
As ruas aqui em sua maioria nao sao asfaltadas, e aonde eu moro, que não é em Accra, é pior ainda.
Moro em Legon, um bairro pobre e tradicional da regiao, funciona como Brasilia e suas cidades satelites, aqui eu e o André somos os únicos brancos, do bairro inteiro, talvez da região inteira, então somos como uma atracao a parte pras pessoas que estao na rua, uns olhos curiosos querendo entender o que fazemos aqui, outros olham com preconceito. E foi isso que eu vim buscar aqui.


Acho que todo mundo que um dia teve algum pensamento preconceituoso em relacao a qualquer assunto, deveria vir passar uns dias que fossem na Africa. Aqui em Gana os estranhos somos nós, brancos. Apesar da extrema pobreza eles todos vão a escola, uniformizados e felizes por estarem indo, falam mais de 1 lingua, alem do ingles e twi, ainda aprendem frances ou espanhol, as vezes as duas e sao pessoas de uma educacao extrema, tanto que eu ainda me assusto. Sao sem sombra de duvida o povo mais educado que eu já conheci. O pessoal da casa que eu moro sao uns amores comigo, tem paciencia quando eu nao entendo o que eles falam, porque o sotaque é super forte, me ensinam palavras em twi e perguntam muito sobre o Brasil, muito mesmo. E sobre futebol. eles sabem todos os times e nomes de ogadores brasilieros, me dá um orgulinho do meu país sabe? Um dia um dos meninos veio me contar que quando ele era crianca ele comecou a jogar "football", como eles dizem, porque viu o Ronaldinho jogar e queria ser como ele, e entao quando o Ronaldinho comecou com aquelas "coisas feias"ele viu que era melhor estudar mesmo e foi pra Universidade, hoje ele quer ser professor de geografia. Aquilo me deixou pensando no quanto uma pessoa pode mudar a vida da outra, e eu acho que é isso que todos nós estamos fazendo aqui, mudando a vida de cada um.
Os costumes sao todos diferentes, tomo banho de balde, todo dia frio, as vezes nao tem agua, e é um quarto de banho nao um banheiro, as meninas nao se depilam, os meninos sao cavelheiros ao extremos, e pra eles uma festa que custa 5 cedis (algo em torno de 5 reias) é considerado caro.
Ontem fui ao shopping, e o choque de realidade foi gigante, tivemos que andar um monte, depois pegar um tcho-tcho, que é tipo lotacao de van que tem no RJ sabe? mas assim 1898704987498 mil pessoas dentro e tudo caindo aos pedacos, e depois andamos mais pra chegar lá no shopping, que me assustou, tinha até apple store, dois supermecados que vendiam geleia importadade de 20 cedis, varias joalheirias que só vendiam pecas com diamantes. Enquanto lá fora rolava uma feira, com barraquinhas de madeira vendendo de tudo, de comida a bolsas e sapatos. Isso é Gana.
Ontem a noite também fui com a Esteer que é uma nigeriana engracada demais, comprar um lanche. Andamos um tanto e chegamos numa casa que na frente tinha uma mulher sorridente e nos oferecendo o lanche, ela pediu e eu fiquei olhando, até que um menininho muito fofinho parou na minha frente,e eu nao hesitei e já disse oi e perguntei o nome dele. Ele respondeu "Daniel" e eu sorri e disse que era um nome bem comum no meu país, mas nao disse qual, foi entao que depois sua irma mais velha chegou, carregando mais de 30 ovos na cabeca, e eu perguntei o nome dele e ela disse "joyce" e eu sorri e disse o mesmo e contei que era do Brasil e se eles conheciam, a mae dele prontamente respondeu, sim conheco, telenovela! Eu comecei a rir e senti orgulho do meu país de novo, aqui eles assistem MUITA novela brasileira, e eles nos amam, e amam nossos nomes, e nossas comidas e roupas quando eu digo pra uma dona de casa que sou do Brasil ele comeca a me perguntar o que vai acontecer em Paginas da Vida, que é a novela que ta passando agora, e eu vejo de novo o quanto o Brasil influencias as vidas aqui e nenhum brasileiro se que sabe onde Gana fica.
Ontem eu até assisti a novela em ingles, foi sensacional,é como as novelas mexicanas no sbt....

Tem muita coisa acontecendo aqui, eu to conhecendo muita gente, e apesar da fome, sono e falta de banho eu acho que eu nunca fui tão feliz em toda a minha vida.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Day 1

Todo o perrengue que eu passei nas 18h de voo valeu a pena ao chegar nesse país! GANA voce é demais!